Assessoria de Imprensa Freedom – O que é e a grandeza desse mercado que você não vê

Antes de nós entrarmos nesse assunto, vamos entender esse cenário onde você está agora, porque se você não souber onde você está e para onde você quer ir, as chances são de que nenhum caminho vai parecer bom o suficiente.

Primeiro cenário: Você é jornalista formado e não conseguiu nenhum estágio ou nenhuma vaga até agora

Segundo cenário: Você é jornalista conseguiu um emprego na área, mas é mal remunerado e está pensando em desistir

Terceiro cenário: Você é um jornalista está na área, o que você ganha é suficiente para você, mas, não aguenta ficar preso cumprindo uma carga horária

E para esses três cenários eu tenho um caminho que pode mudar tudo isso, o da Assessoria de Imprensa Freedom.

Mas, antes eu quero que você pense o seguinte: Diante de qualquer um desses cenários, você tem 3 possibilidades:

1 – Ficar reclamando do mercado, do patrão, da vida, da faculdade

2 – Desistir

3 – Mudar

Eu sugiro que você só prossiga se a sua escolha for o terceiro item, porque é apenas para quem tem desejo de mudança é que essa leitura será capaz de ajudar.

Porque através da Assessoria de Imprensa Freedom você vai encontrar um cenário totalmente diferente, que é, o de ir rapidamente para o mercado de trabalho, escolher a editoria dos seus sonhos, não vai depender de vaga de estágio ou de emprego, vai encontrar um mercado cheio de oportunidades, trabalhar com horário flexível e ter uma remuneração de 5 mil reais por mês.

Mas, antes, entenda o que é Assessoria de Imprensa.

Assessoria de Imprensa é o trabalho de transformar o seu cliente em noticia. Você levanta conteúdos relevantes e de interesse social e oferta essas pautas para a os veículos de comunicação para que sejam publicados espontaneamente, ou seja de graça.

Vou dar um exemplo

Há 12 anos eu faço assessoria de imprensa para uma equipe da Stock Car e a temporada desse ano estava programada para começar em março. No mês em que a temporada ia começar, o mundo fechou e a competição foi cancelada.

Eu ofereci para alguns veículos, uma pauta com os meus pilotos sobre como eles viam essa situação no esporte.

Eles entenderam que era um bom conteúdo e nós fizemos 4 matérias para a TV.

Mas, não é só isso, o assessor de imprensa faz:

1 – Escreve releases

2 – Prepara o porta voz (Media Training)

3 – Acompanha as notícias espontâneas e se for preciso, pede direito de resposta

4 – Prepara coletivas

5 – Organizar agenda de entrevistas

6-  Faz press-kits

7 – Administra crise – se o seu cliente se envolveu num acidente, por exemplo – como você vai conduzir esse caso, sendo ético, sem mentira, mas encontrando a melhor maneira de comunicar o fato

8 – Contrata ou faz o clipping

9  – Faz o briefing e o debriefing com o cliente

O Assessor de Imprensa Freedom é o profissional que faz esse trabalho por conta própria, sem depender de vaga ou contratação, escolhe quantos e quais clientes vai atender, os assuntos e editorias que vai trabalhar, qual o horário e carga horária vai fazer por dia e quanto vai cobrar de cada um deles.

E se não for Freedom: Existem assessores de imprensa concursados, trabalhando em repartições públicas, assalariados trabalhando para empresas. Nesses casos, ele trabalha dentro de uma carga horária e exerce a função e o salário que for oferecido.  

Lembrando que o assessor é a voz oficial do cliente junto à imprensa e tudo o que você disser ou fizer é impactante.

Pela minha experiência, o Assessor de Imprensa Freedom consegue atender até 5 clientes sozinho, sem precisar contratar ajuda de outro jornalista, cobrando entre R$ 1.500 e R$ 2.500, dependendo da cidade.

E é aqui que algumas pessoas costumam paralisar, porque para muita gente, enxergar  um cliente potencial é algo muito difícil, as perguntas mais comuns nessa hora são:

  1. Será que tem clientes onde eu moro?
  2. Quem são eles?
  3. Onde eu vou achar essas pessoas?

4 – Por onde começar?

Se você já se ligou do que eu estou falando, na grandeza desse mercado, eu vou fazer um exercício agora, junto com você, e você vai ver todos os clientes que estão aí bem debaixo do seu nariz e você não está enxergando.

Eu sugiro que você pegue uma caneta e um caderno para começar.

Divida essa folha ao meio.

Do lado esquerdo você vai colocar todas as mídias que tem na sua cidade, jornais, rádios, revistas, emissoras de tv, uma abaixo da outra.

Do outro lado, você vai listar: Hospitais, restaurantes, médicos, advogados, clubes, personalidade, bandas, cantores, atores, teatros, shoppings, empresas, faculdades, escolas de dança, clubes de futebol, times de basquete, vôlei, atletas, projetos sociais, ONGs, clínicas veterinárias, políticos.

Cada um desses lugares é um cliente potencial.

Observe os dois lados da lista e tente imaginar em qual deles há mais oportunidade de trabalho. Como jornalista contratado em um desses veículos, ou como Assessor de Imprensa Freedom para a lista da direita?

Agora, pode ser que você sinta medo de não saber como abordar esse cliente, ou vergonha de como chegar até ele, ou como se preparar para se apresentar como assessor de imprensa, não saber precificar o seu trabalho. Mas, isso é outra coisa. A partir do momento que você enxerga as possibilidades e decide seguir o caminho da AIF, todo o resto é simples e só precisa seguir um passo a passo.

O canal Tô Muito AI do Youtube tem muito mais conteúdo sobre esse assunto. Acesse nesse link e comece a construir um futuro diferente para você.

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