ME FORMEI EM JORNALISMO E AGORA?

A verdade é que eu já fui um pouco como você e eu me lembro que o final da faculdade foi um marco na minha vida, porque parecia que um ciclo estava se fechando.

Não sei se você já sentiu isso, mas, eu tive a sensação de que a minha vida tinha que tomar um rumo.

Por acaso a  sua família te apoia, ou você já sente a pressão para arrumar um emprego? Você sente uma pressão interna? Está se sentindo perdido, sem saber ao certo onde buscar uma vaga no mercado de trabalho? Sofre com a falta de experiência e a dificuldade de conseguir um estágio? Sente que precisa ir para o campo de batalha e arrumar um emprego, mas não qualquer emprego –  imagino que você queira trabalhar na sua área, afinal, foram anos de dedicação para terminar o curso de jornalismo.

E agora? O que eu preciso fazer para trabalhar no jornalismo?

Vou te mostrar alguns dados interessantes:

Primeiro: Segundo o MEC, cerca de 28 mil jornalistas se formam todos os anos, ano após ano, ou seja, um batalhão de formados indo buscar vaga nesse mercado retraído, com notícias diárias de cortes de salários e de pessoal. Então, quais são as chances de todas essas pessoas conseguirem atuar como jornalista seguindo esse modelo tradicional e até ultrapassado de encarar a profissão? Na minha opinião, são pequenas.

Segundo: Uma pesquisa publicada pela Catho, uma das mais importantes empresas de contratação do país, aponta uma retração do mercado na área de jornalismo de cerca de 25% no ano passado. Não é fácil. E não digo isso para que você abandone o seu sonho, eu digo isso para você abrir os olhos para novas possibilidades.

E elas existem, e o nome desse mercado que está sempre em crescimento é Assessoria de Imprensa.

Acredito que o seu curso tenha passado rapidamente por essa matéria, e é uma pena que a maioria das faculdades façam isso. Conheço jovens formados que sequer sabem o que faz um assessor de imprensa e como essa área é abrangente e cheia de possibilidades. Você sabia que um jovem como você pode ganhar 5 mil reais por mês trabalhando como Assessor de Imprensa Freedom?

Assessor de Imprensa Freedom. O que seria isso?

Assessor de Imprensa Freedom é a forma como eu chamo esse profissional, e eu trabalho com isso há 22 anos e posso garantir que é um mercado promissor. Você trabalha de forma livre, sem amarras, de onde você quiser, com apenas um computador e um telefone. Para construir essa carreira de forma sólida, você vai precisar de três pilares:

1 – Primeiro: Você precisará de um passo a passo, um GPS, como uma fórmula a ser executada

2 – Segundo: Você precisa se comprometer consigo mesmo para chegar onde deseja. Não adianta você ter uma fórmula se você não estiver comprometido com essa mudança. 

3 – Terceiro: Consumir e aplicar esse passo a passo, seguir o GPS.

Eu vou te contar como eu sai de uma jovem perdida que acabou de sair da faculdade para um assessora de imprensa livre e respeitada. 

O que acontece é que na época, era 1997 eu estava morando em São Paulo e já trabalhava em uma escola de informática para poder pagar meu curso e eu ganhava muito bem. E eu pensei que eu não queria voltar atrás, eu queria poder trabalhar com o jornalismo, mas, ter uma remuneração melhor.

A verdade é que eu sabia que a redação não seria esse lugar. Eu tinha amigos indo para o jornal O Lance, que tinha acabado de ser inaugurado, outros indo trabalhar na rádio notícia, que era uma novidade na época, mas, o salário não era bom e eu sabia que não ia melhorar do jeito que eu queria. Sem contar que eu já estava casada e com um filho e queria ter liberdade para criar meu filho. Foi então que eu decidi ir trabalhar com Assessoria de Imprensa.

Eu tive um professor incrível de AI, chamado Sérgio Sanches, que nos inspirava realmente, que ensinava com paixão como aquele mercado era incrível e não parava de crescer, estava cheio de oportunidades e foi então que eu decidi.

Eu sabia que não precisava de investimento, porque você só precisa de um computador e um telefone e eu fui com tudo.

Primeiro procurei uma área que fosse menos concorrida e claro, que eu gostasse, então eu escolhi o esporte e depois sub-nichei, fui para a vela, que na época era muito famosa por causa dos grandes resultados do Lars Grael, do Torben Grael e do Scheidt nos Jogos Olímpicos. Era o esporte com o maior número de medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos. E depois eu cheguei a trabalhar com eles, foi incrível.

Pensando em tudo isso, eu vejo que ao sair da faculdade, a primeira coisa que você precisa é ter uma visão de futuro, olhar para além do hoje, de forma real, concreta. Tem que pensar o que você quer para a sua vida. Eu queria dinheiro e liberdade e encontrei as duas coisas fazendo Assessoria de Imprensa.

Para mim foi bem difícil o início do trabalho porque, apesar da paixão do meu professor pela área, o tempo era curto, apenas uma aula por semana e não dava para falar sobre tudo, mercado, como ir atrás do cliente, como montar e organizar, por onde começar, o passo a passo mesmo. Não tinha.

Mas, eu já sabia o caminho que eu queria seguir e onde eu queria chegar. Hoje, eu chamo esse formato de Assessoria de Imprensa Freedom, onde o jornalista tem liberdade de movimento, de horário e de finanças.

Eu me lembro de estar em casa e o Lucas, meu filho mais velho, gatinhando pela sala, passando por baixo da cadeira em que eu trabalhava. Eu tinha tempo de brincar, ninar e trabalhar, e isso era incrível.

No início eu tive que aprender na marra, sozinha, fazendo, errando, então eu praticamente pagava para trabalhar. E foi por isso que eu decidi ensinar. Quero te ajudar a evitar as dores que hoje eu sei como evitar. Dores como não saber como cobrar, nem onde buscar o cliente certo, e até coisas aparentemente bobas como saber como montar um mailing ou vender uma pauta, e isso é essencial.

Então, se você está saindo da faculdade agora, a primeira coisa que poderia pensar em fazer é se perguntar onde e como quer estar daqui há 2, 5, 10 anos. Imagine mesmo e tenha confiança que vai realizar. Não se trata de programação neurolinguística, física quântica, O segredo, nada disso. É mão na massa mesmo, simples, seguir o passo a passo, comprometido, um dia de cada vez e chegar lá.  Da mesma forma que eu cheguei, você também pode chegar.

Se quiser ajuda para chegar mais rápido, sem dar as cabeçadas que eu dei, encurtando tempo, com atalhos importantes, acesse nosso canal no youtube, consuma e pratique tudo o que eu tenho proposto ali.

Se quiser ficar ainda mais próximo, clique no link abaixo, deixe seu melhor email e você vai receber informações preciosas, conteúdos novos e exclusivos sobre esse caminho da Assessoria de Imprensa Freedom, e sempre em primeira mão.

Então, clica aqui agora e mostre que você está MUITO AI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *